Armação dos Búzios

Conhecida no mundo inteiro como a Saint-Tropez brasileira, Armação dos Búzios é uma península com 23 praias que são banhadas, de um lado, por correntes marítimas vindas do Equador, e, do outro lado, correntes marítimas vindas do polo sul. Assim, a variação de temperatura das águas torna-se mais um agradável motivo para mergulhar por um longo tempo nessas praias. As principais praias visitadas são: Praia da Armação, Praia dos Ossos, Ferradura e Ferradurinha, Azeda e Azedinha, João Fernandes, J. Fernandinho, Geribá, Tartaruga, Tucuns, Praia Rasa, Praia das Caravelas, Brava e Olho-de-Boi, sendo esta última reservada para naturistas.

Cada uma delas contém uma história interessante sobre piratas, índios, escravos, pescadores e exploradores franceses e italianos, que buscavam recursos e abrigo neste cenário cinematográfico. A vida marinha local também é um destaque fascinante, em todas as praias avistamos cardumes coloridos fazendo um lindo balé nas águas cristalinas da costa buziana.

As tartarugas são habitantes locais muito amigáveis e sempre estão nos conectando visualmente com elas, não somente na Praia da Tartaruga, mas em todas as praias elas são avistadas quase que diariamente. Golfinhos, Baleias e todo tipo de criatura marítima têm estas águas como área de trânsito para o desenvolvimento de sua vida natural, nos presenteando muitas vezes com suas presenças mais pertinho das praias. Isto, claro, em determinados horários do dia, quando não há volume de embarcações turísticas e particulares nas proximidades.

O turismo da cidade se deu como principal atividade econômica da região após a atriz Brigitte Bardot refugiar-se da imprensa em Búzios. A tentativa era se esconder, mas rapidamente a cidade ganhou fama mundial e passou a encantar a todo o mundo pela impressionante beleza paradisíaca. Brigitte ganhou uma estátua em sua homenagem que encontra-se na Orla Bardot, principal orla da península, também nomeada em sua homenagem. No início do século XX, pescadores criaram uma armação para pescar peixes em maiores quantidades, que posteriormente deu origem ao nome do balneário: Armação dos Búzios.